Revelando a ciência por trás de ativos para um couro cabeludo saudável.
13 dez, 2023
Ler maisPara tratar a caspa no cabelo, é preciso manter o couro cabeludo limpo e bem cuidado
Lidar com a caspa no cabelo é mais comum do que muitas pessoas imaginam. No entanto, na maioria dos casos, uma rotina de cuidados simples pode ajudar a evitar a descamação e a manter o couro cabeludo limpo e saudável. De uma forma geral, as dicas sobre como evitar e como acabar com a caspa são as mesmas, e se baseiam no princípio de que são os pequenos hábitos de cuidado e higiene do dia a dia que fazem a maior diferença. Reunimos 4 práticas para incorporar ao seu cotidiano e prevenir o surgimento da caspa.
1) Shampoo anticaspa é um produto indispensável para combater a descamação
Se você já precisou lidar com a caspa no cabelo, sabe que o shampoo anticaspa é um poderoso aliado no combate à descamação. Enquanto shampoos tradicionais se limitam a retirar resíduos e impurezas, a fórmula anticaspa vai atuar também no tratamento do couro cabeludo, evitando que a descamação retorne. Por isso, incluir o produto na sua rotina é essencial para obter resultados duradouros.
O melhor shampoo anticaspa para o seu caso vai depender do tipo de tratamento que você busca. A linha Doctar, de Darrow, oferece três opções para diferentes necessidades. Doctar Plus é indicado para quem quer combater a caspa intensiva. Com tripla ação antifúngica, ele trata também a coceira e a vermelhidão mesmo em casos de descamação intensa. Doctar Sensi é indicado para quem tem couro cabeludo sensível e/ou cabelos quimicamente tratados, porque promove um tratamento completo de maneira delicada, proporcionando alívio e frescor. Já Doctar Salic é voltado para casos de descamação persistente, tratando a causa da caspa para evitar o seu retorno.
2) Massagem no couro cabeludo é uma prática que relaxa e combate a caspa no cabelo
O hábito de fazer massagem no couro cabeludo na hora do banho pode trazer muitos benefícios, como eliminar a caspa, esfoliar a pele e espalhar melhor o shampoo. Além disso, a prática estimula a circulação sanguínea na região, o que é bom para caspa e colabora também com o crescimento dos fios. Usando as pontas dos dedos ou uma escova massageadora própria para isso, você pode fazer movimentos circulares por 2 a 3 minutos enquanto estiver aplicando o shampoo anticaspa. Como resultado, você terá uma limpeza mais completa e uma distribuição mais homogênea do tratamento.
3) Evite lavar o cabelo com água quente se quiser evitar a caspa
Lavar a cabeça com água quente é um hábito que pode levar ao surgimento ou aumento da caspa no cabelo. A alta temperatura da água estimula o ressecamento da pele, podendo causar ainda mais descamação no couro cabeludo. Por isso, o mais indicado é usar água fria ou morna na hora de lavar os fios, que são temperaturas menos agressivas e vão evitar um desequilíbrio na região.
4) Cuidado com cabelo molhado ao dormir ou prender para não abafar o couro cabeludo
Manter o couro cabeludo úmido por longos períodos de tempo é um hábito que deve ser eliminado da rotina se você quer saber como eliminar a caspa. Seja ao dormir com o cabelo molhado ou ao prender o cabelo que ainda está úmido, você estará tornando o couro cabeludo um local propício para a proliferação de fungos causadores de descamação. Em vez disso, certifique-se de secar os fios completamente antes de deitá-los sobre o travesseiro ou prendê-los em um penteado.
Consulte sempre um dermatologista.
.