Como tratar a caspa: 3 dicas para uma limpeza profunda dos cabelos

Descubra os cuidados para combater a caspa no cabelo e garantir fios saudáveis

Descobrir como acabar com a caspa é uma dúvida frequente entre homens e mulheres. A condição, que é fruto da dermatite seborreica, pode ser facilmente identificada através dos flocos brancos e descamação do couro cabeludo. Embora não tenha cura, a caspa pode ser controlada através de cuidados simples e diários, que incluem o uso de um bom shampoo anticaspa. Confira a seguir algumas dicas infalíveis para garantir fios limpos e saudáveis. 

Aposte em um shampoo para caspa que promova uma limpeza profunda antioleosidade

Ao notar os principais sinais de descamação é comum que o primeiro pensamento seja sempre como eliminar a caspa. Neste caso, não existe receita mágica: é preciso encontrar o melhor shampoo anticaspa para o seu quadro. O Doctar Salic, de Darrow, pode ser a solução para os seus problemas.

Com uma fórmula enriquecida com ácido salicílico, piroctona olamina e PCA de zinco, ele garante uma limpeza profunda e remove todos os resíduos do couro cabeludo sem agredir os fios. Na prática, isso permite controlar a oleosidade, diminuir a descamação e a coceira e manter os fios saudáveis e sem resíduos com apenas um produto. 

Adote uma rotina de higiene de acordo com o seu tipo de cabelo

Pode até parecer exagero, mas a sua rotina de limpeza influencia diretamente no surgimento e até no tratamento da caspa no cabelo. O primeiro passo é entender que a frequência de lavagem pode variar de acordo com o seu tipo de cabelo. Fios oleosos, por exemplo, exigem uma limpeza diária para evitar que o acúmulo de oleosidade no couro cabeludo resulte na caspa. Já as madeixas secas e sensíveis devem seguir o intervalo de um dia a cada lavagem. Caso contrário, o excesso de limpeza pode resultar no efeito rebote, que também favorece a caspa no cabelo.

Evite banhos quentes para amenizar a caspa e o ressecamento dos fios

Na maioria das vezes, a caspa no cabelo é provocada pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo. Acontece que essa condição pode ser provocada por diferentes fatores, incluindo o excesso de calor na região. Por esse motivo, os banhos quentes tendem a ser os maiores vilões para quem deseja driblar a caspa: a alta temperatura da água favorece o quadro e ainda contribui para o ressecamento. Por isso, é fundamental evitar ou diminuir a frequência deste hábito. Sempre que possível opte pelo banho com água morna ou fria para garantir fios saudáveis.

*Consulte sempre o seu dermatologista.