Tudo sobre pele seca: características, como hidratar e cuidados diários

Saiba as principais características da pele seca e veja como cuidar dela no dia a dia

Quem tem a pele seca lida frequentemente com a coceira, a descamação, a sensação de repuxamento e até mesmo manchas vermelhas na pele – incômodos causados pela pouca produção de oleosidade típica desse tipo de pele. Para não acentuar esse quadro, é importante entender as características da pele seca e escolher os produtos certos para a rotina de cuidados diários, como sabonete e hidratante para a pele seca. Confira nosso guia sobre o tema!

Como identificar a pele seca? Veja as principais características desse tipo de pele

A pele seca é caracterizada pela pouca produção de oleosidade no rosto ou no corpo, causada por um desequilíbrio nas glândulas sebáceas. Elas não conseguem produzir sebo suficiente para manter a pele lubrificada e hidratada, causando o ressecamento. As causas da pele seca podem ser tanto externas – como o clima mais frio e seco ou até mesmo um banho muito quente – quanto internas, como é o caso de desequilíbrios hormonais. 

As principais características da pele seca são:

  • descamações; 
  • ressecamento; 
  • manchas vermelhas; 
  • coceira; 
  • sensação de repuxamento na pele do rosto ou corpo; 
  • sensação de ardência; 
  • falta de luminosidade ou aspecto esbranquiçado. 

Como hidratar a pele: creme para pele seca deve ser incluído na rotina de skincare diária

Muitas vezes, fatores como o ressecamento, a sensação de repuxamento e a coceira causam desconforto para quem tem pele seca no rosto ou no corpo. Por isso, é importante saber como hidratar a pele seca, adaptando a rotina de skincare e escolhendo produtos específicos para as suas necessidades, como um creme e sabonete para pele seca, que vão amenizar os desconfortos e a coceira típica de quem sofre com a pele seca ou extra seca. 

Sabonete para pele seca limpa sem estimular o ressecamento

Quem tem a pele seca não deve pular a etapa de limpeza, já que ela remove as impurezas e prepara a pele para receber cremes hidratantes e outros tratamentos. O mais importante é escolher um sabonete para pele seca com ativos hidratantes, que vão nutrir e limpar a pele sem agredir ou estimular o ressecamento. Um exemplo é o sabonete da linha Nutriol, de Darrow, na versão líquida ou em barra. Super versátil, ele pode ser usado no corpo e rosto e contém ingredientes como extrato de castanha da índia e murumuru, óleo de amêndoas e esqualano, entre outros, conhecidos por suas propriedades hidratantes e nutritivas. Na hora do banho ou de lavar o rosto, lembre-se também de usar água morna ou fria, já que a alta temperatura também pode piorar a condição da pele seca. 

Hidratante para pele seca alivia coceira, repuxamento e outros incômodos desse tipo de pele 

O hidratante para pele seca é um item indispensável no dia a dia! Manter uma rotina de hidratação constante para o rosto e o corpo ajudará a aliviar sintomas como coceira e descamação, comuns em quem lida com a pele seca. Por isso é muito importante escolher um creme para a pele seca com ativos como vitamina E e esqualano, além do complexo de ácidos graxos, que ajudam a manter a camada de hidratação da pele por longos períodos de até 48h, como o hidratante Nutriol, de Darrow. O ideal é aplicá-lo logo após o banho, com a pele um pouco úmida, para que o hidratante seja melhor absorvido. 

Para casos de pele muito seca, irritada ou sensível, Nutriol Med é o hidratante mais indicado. Além de acalmar a pele e aliviar 89% da coceira no 1⁰ uso, ele repara a barreira cutânea de forma duradoura. O hidratante dermatológico de Darrow conta com uma fórmula contendo glicerina, cera alba, um complexo de ácidos graxos e ácido betaglicerretínico e também pode ser usado como hidratante facial. 

Finalize a rotina de cuidados com um protetor solar para pele seca 

Fatores ambientais, como o clima frio e até mesmo a exposição desprotegida ao sol, também podem gerar ou acentuar um quadro de pele seca. Por isso, o último passo na rotina de cuidados deve ser um protetor solar para pele seca. Ele deve ser usado logo após a aplicação do hidratante para pele seca e reaplicado ao longo do dia. 

Consulte sempre o seu dermatologista.