Protetor solar para o rosto: qual a frequência ideal para aplicar no dia a dia e durante a exposição ao sol

Saiba qual é a frequência ideal para aplicar o protetor solar facial no dia a dia e quando reaplicá-lo após a prática esportiva, mergulho na praia e muito mais

Já se perguntou quantas vezes se deve passar o protetor solar para o rosto no dia a dia? Ou então qual é o momento certo de retocar o produto enquanto passa o dia na praia ou na piscina? O uso do protetor é importante não só para prevenir a vermelhidão e as queimaduras em um dia de exposição intensa ao sol, mas também evita o aparecimento de manchas e outras doenças da pele a longo prazo. Por isso, em ocasiões de exposição prolongada ao sol, é importante reaplicar o protetor solar de rosto algumas vezes para aproveitar todos os seus benefícios. Saiba mais sobre o assunto!

Protetor solar para o rosto deve ser reaplicado a cada 2 ou 3 horas em quem passa o dia ao ar livre ou no escritório

De forma geral, o protetor solar facial deve ser reaplicado a cada 2 horas – e isso também é válido para os protetores solares para a pele oleosa. Essa regra é ainda mais importante para quem passa boa parte do tempo ao ar livre, já que o filtro é absorvido pela pele com o passar das horas. É importante lembrar que os diferentes FPS – o fator de proteção solar de cada produto – prolongam a ação do protetor solar para o rosto por diferentes quantidades de tempo, mas ele ainda deve ser reaplicado para garantir proteção contra as queimaduras. Para quem passa a maior parte do dia dentro em ambientes fechados – na sala de aula ou escritório, por exemplo – a reaplicação do protetor solar pode ser mais espaçada, seguindo intervalos de 3 horas.

Protetor solar facial deve ser reaplicado após a atividade física

Para quem pratica esportes ao ar livre ou vai à academia, é importante reaplicar o protetor solar facial depois da atividade física. Além do fator tempo, o contato com a transpiração excessiva – o que costuma ocorrer depois de um exercício muito intenso – reduz a ação do protetor solar. Nesse caso, não se deve esperar 2 ou 3 horas até a próxima aplicação: o protetor solar para pele oleosa e com acne deve ser utilizado logo após o término da atividade física. Basta secar o rosto e reaplicar.

Na praia: protetor solar para o rosto deve ser reaplicado após mergulhos no mar

Um dia na praia ou na piscina é sinônimo de exposição intensa ao sol – e, por isso, é ainda mais importante utilizar o protetor solar para o rosto de forma correta. O ideal é aplicar o produto 30 minutos antes de sair de casa, o que dará tempo ao produto para agir sobre o rosto. Entretanto, assim como no caso da atividade física, o contato com a água interfere na ação do protetor solar, e ele deve ser reaplicado logo depois de cada mergulho. O passo a passo é simples: seque bem o rosto com a toalha e passe o protetor solar facial novamente.

Conheça a linha Actine de protetores solares faciais para pele oleosa

Quem tem a pele oleosa e com acne não deve deixar de reaplicar o protetor solar facial ao longo dia. Embora muitas pessoas tenham medo de que o produto possa causar espinhas ou deixar uma sensação pesada no rosto, já que as versões tradicionais costumam ser mais espessas, esse não é o caso dos protetores solares para pele oleosa. A linha Actine de protetor solar para o rosto possui textura ultrafluida, que é rapidamente absorvida pela pele. Além disso, toda a linha tem ativos antioleosidade, para a redução de poros e a prevenção da acne em suas fórmulas. 

Quem faz questão de um protetor solar facial com alto fator de proteção pode investir no Actine Ultra, com FPS 80. Sua fórmula dermatológica contém o complexo de ativos P-refinyl +Zinco + Vitamina E + OTZ10 – ingredientes que ajudam no controle de oleosidade por 14h, na redução do tamanho e aparência dos poros e ainda têm ação secativa e preventiva contra a acne.

Outra opção é a linha Actine Colors – protetor solar com cor para a pele oleosa com três opções de tonalidade, claro, médio e escuro*. Além do óxido de ferro, que promove cobertura e uniformização duradouras, sua fórmula ainda possui sílica e vitamina E para controle da acne e da oleosidade. Além disso, ele possui FPS 70, ideal para proteger o rosto dos danos causados pelo sol.

Há ainda o protetor solar Actine tradicional, com cor ou sem, que contêm ativos antioxidantes e antioleosidade, como a sílica e a vitamina E. Eles previnem o envelhecimento da pele e ajudam a controlar a oleosidade por até 10h, sem deixar um aspecto esbranquiçado ou pesado no rosto graças a sua textura fluida. O protetor solar Actine está disponível nos tamanhos com 40g ideal para quem procura um produto que caiba na bolsa e possa ser reaplicado ao longo do dia, e 120g, para quem prefere um tamanho econômico.

Consulte sempre o seu dermatologista