Pele sensível e coçando pode ser sinal de falta de hidratação?

Entenda como a falta de hidratação pode resultar em coceira na pele sensível e saiba como tratar o quadro

Quem possui a pele sensível precisa manter uma boa rotina de skincare. Afinal, seja no rosto ou no corpo, a ausência de cuidados pode favorecer diversos incômodos, como a descamação e a vermelhidão. Mas será que a coceira também pode ser uma consequência da falta de hidratação na pele sensível? Tire suas dúvidas sobre o assunto e veja dicas de hidratante para pele sensível!

Pele sensível e coçando é sinônimo de falta de hidratação: mito ou verdade?

Verdade! De maneira geral, a hidratação é a etapa responsável por repor a água perdida por todos os tipos de pele, inclusive a sensível. Na prática, ela ajuda a manter a função da barreira cutânea que, por sua vez, evita os danos causados por agentes externos, como poluição e o calor. Quando fragilizada, ela pode favorecer o ressecamento e desencadear a coceira. Por isso, é tão importante incluir um bom hidratante para pele sensível na rotina de skincare. Além de evitar esse incômodo, esse cuidado é capaz de minimizar as chances de alergias e outros sintomas comuns na pele sensível.

Entenda outros fatores que podem favorecer a coceira na pele sensível


Para surpresa de muitos, a falta de hidratação não é o único fator responsável pela coceira na pele sensível. Na verdade, existem vários motivos por trás desse quadro. A limpeza facial, por exemplo, é um dos principais deles. Isso porque existem sabonetes com fórmulas que promovem uma limpeza extremamente intensa, o que acaba ressecando e irritando a pele sensível.

Outro cuidado fundamental é evitar o uso de água quente ou esponjas muito abrasivas que podem agravar o ressecamento e, consequentemente, a coceira na pele sensível.

Além disso, também é importante estar atento a alguns agentes externos, como a exposição solar excessiva e desprotegida. Por favorecer o ressecamento e a irritação, essa condição pode resultar em coceira e descamação da pele sensível. Nesse caso, vale apostar em um protetor solar potente, especialmente em dias ensolarados e quentes.

Hidratante: pele sensível exige o uso de produtos com ação duradoura  

O uso de um bom hidratante para pele sensível é a principal forma de evitar a coceira, o ressecamento e outros incômodos. Nesse caso, não basta apostar em qualquer produto, é preciso escolher um item com ingredientes capazes de restaurar a barreira de proteção da pele. O Nutriol Med, por exemplo, é um hidratante intensivo formulado especialmente para quem sofre com sensibilidade. Com glicerina, cera alba e outros componentes, ele elimina 89% da coceira e alivia a irritação da pele sensível instantaneamente. 

Além disso, a sua fórmula hipoalergênica pode ser usada no rosto e no corpo, proporcionando uma aplicação suave, sem ardência ou textura pesada. Juntas, essas características fazem desse hidratante para pele sensível uma excelente aposta para completar o seu ritual de skincare. 

Consulte sempre um dermatologista.