Pele oleosa e negra precisa de proteção solar? Entenda mais sobre o assunto

A pele oleosa e negra apresenta características que também exigem o uso do protetor solar. Saiba mais!

São inúmeros os mitos a respeito dos cuidados com a pele oleosa e negra. Dentre os principais, você certamente já deve ter ouvido que este tipo de pele não precisa de filtro solar – o que é um grande engano! Embora apresente uma grande concentração de melanina, ela também pode sofrer com manchas, melasma e outros danos causados pelo sol. Por isso, o protetor solar para pele oleosa e negra também deve fazer parte da rotina de skincare. Confira, a seguir, tudo sobre o assunto e dicas para escolher o produto ideal.

Entenda as principais características da pele negra e oleosa

Antes de lançar mão de qualquer protetor solar para pele oleosa e negra, é importante entender porque ela tende a produzir mais oleosidade do que os outros fototipos. De maneira geral, a pele negra possui glândulas sebáceas maiores, o que significa que há mais produção de sebo. Na prática, isso implica em um só resultado: excesso de brilho na pele. 

Além disso, a pele oleosa e negra tende a ser mais suscetível a manchas no rosto. Isso porque a grande concentração de melanina, proteína que garante a cor da pele, tende a favorecer a hiperpigmentação da região a qualquer sinal de processo inflamatório ou irritativo, como a acne, que é bastante comum neste fototipo. Justamente por isso, é tão importante que o protetor solar esteja presente na lista de produtos para pele oleosa e negra. 

Protetor solar: pele oleosa e negra exige cuidados diários contra o sol

Embora a pele oleosa e negra possua uma resistência maior aos raios solares devido a presença da melanina, não se deve abrir mão do protetor solar na rotina de cuidados. Afinal, é justamente o excesso de melanina que pode favorecer o surgimento de manchas no rosto quando há uma exposição excessiva e desprotegida ao sol. Além disso, é importante lembrar que ter a pele oleosa e negra não é sinônimo de total imunidade às possíveis consequências causadas pela exposição desprotegida aos raios UVA e UVB, como o câncer. 

Sendo assim, para manter a saúde, é preciso apostar no protetor solar para pele oleosa e negra. Neste caso, é preciso escolher um produto com FPS acima de 50, que é o mais recomendado por dermatologistas. 

Protetor solar para o rosto: pele oleosa e negra necessita de produtos com toque seco e ativos antioxidantes

Agora que você já sabe a importância do protetor solar para pele oleosa e negra, deve estar se perguntando como escolher o melhor produto, certo? Neste caso, o primeiro passo é apostar em um item que ofereça uma composição pensada para quem possui a pele oleosa e negra. 

O Actine FPS 60 de Darrow, por exemplo, conta com ativos como vitamina E e sílica, que controlam a oleosidade por até 10 horas. A sua textura ultra-fluída combinada a absorção imediata é outra característica que permite um toque seco, ideal para pele oleosa e negra. Esse protetor solar para o rosto ainda pode ser encontrado em duas versões: sem cor e com cor universal, que se adapta a diferentes tons de pele. 

Mas, se você busca um produto com uma fotoproteção ainda maior, vale apostar no Actine Ultra FPS 80. Além da alta eficácia contra os raios UVA e UVB, ele também permite um toque seco por até 14 horas. O seu complexo que combina  P-Refinyl, vitamina E e OTZ 10 é outro fator que merece destaque, já que contribui para redução e prevenção da acne. Assim como o protetor solar facial anterior, ele também está disponível na versão sem cor e com cor universal. 

Consulte sempre o seu dermatologista.