“Papo de Pele Atópica”: conheça o projeto que compartilha dicas e experiências sobre a dermatite atópica

A comunidade “Papo de Pele Atópica” busca garantir acolhimento, informação e suporte para pacientes com dermatite atópica

A dermatite atópica, também chamada de eczema atópico, é uma doença crônica bastante comum, especialmente entre crianças. Os seus principais sintomas são ressecamento, lesões avermelhadas na pele e muita coceira – variando a intensidade de acordo com cada indivíduo. Mas, por se tratar de um quadro com origem desconhecida, é normal que a dermatite atópica ainda provoque dúvidas. 


Pensando na incidência do quadro no país, a Darrow deu início ao “Papo de Pele Atópica”, um projeto virtual que busca não só oferecer um suporte especializado, como compartilhar dicas e experiências sobre a condição. Saiba mais sobre esse tipo de dermatite e a iniciativa abaixo!

Entenda o que é o projeto “Papo de Pele Atópica” 

Antes de mais nada, é preciso entender que a dermatite atópica afeta de 10 a 15% da população na infância. Na maioria das vezes, o quadro está relacionado a alergias respiratórias, como bronquite e asma. Embora não seja uma condição contagiosa, a dermatite atópica resulta em sinais na pele que podem levar à exclusão social, influenciando diretamente na autoestima dos pacientes, especialmente de crianças. Além disso, o diagnóstico da DA (dermatite atópica) pode ser muitas vezes difícil, trazendo angústia para os seus portadores e familiares.

Neste sentido, a comunidade “Papo de Pele Atópica”, que é patrocinada por Darrow junto à Fundação Eczema e a Pierre Fabre Brasil, surge como um espaço de acolhimento para todos que lidam com a dermatite atópica. Por lá, é possível ter acesso à conteúdo de médicos especialistas, psicólogos e até mesmo influenciadoras que também convivem com este tipo de dermatite. 

“Papo de Pele Atópica”: o papel do projeto no tratamento de dermatite atópica 

Há quem duvide, mas ter uma rede de apoio pode tornar o tratamento de dermatite atópica bem mais leve. Pensando na importância desse acolhimento, o projeto “Papo de Pele Atópica” surge para desempenhar um papel fundamental para quem lida com a condição. 


Trazendo dicas por meio das redes sociais, o projeto apresenta vários conteúdos que contribuem não só para o tratamento da dermatite atópica, como para qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Publicações sobre cuidados maternos, relatos de influenciadoras que lidam com a dermatite atópica, informações sobre saúde mental e autoestima, por exemplo, são alguns deles. 

Além disso, ainda é possível acompanhar publicações diárias e lives que contam com a presença da médica Ana Coutinho, especialistas da área e convidados que dividem experiências e dicas sobre o assunto.

Saiba como fazer parte do projeto “Papo de Pele Atópica”

Para conferir todo o conteúdo disponibilizado pela comunidade “Papo de Pele Atópica”, não tem mistério: basta acessar o perfil @papodepeleatopica. Através de um link, é possível se juntar ao grupo gratuitamente e conferir todas as publicações semanais, participar de enquetes e ainda dividir a sua experiência com a dermatite atópica.