Esfoliação facial: passo a passo para fazer em casa

Saiba a importância do esfoliante facial e como utilizá-lo corretamente na sua rotina de skincare

Quando o assunto é rotina de skincare para pele oleosa, o esfoliante facial é um dos produtos de maior destaque. O motivo por trás de tanta popularidade são os diversos benefícios que esse cuidado pode trazer para o rosto, que vão desde a melhora das marcas de acne ao controle da oleosidade. Porém, ainda que seja um grande aliado no ritual de beleza, é preciso saber utilizá-lo corretamente para evitar danos e irritação à pele. Para te deixar por dentro do assunto, veja um guia completo para usar o esfoliante para o rosto em casa!

Entenda os benefícios do esfoliante facial para pele oleosa
Quem possui a pele oleosa, certamente já deve ter lidado com acne, poros dilatados e excesso de brilho. A boa notícia é que os incômodos comuns desse tipo de pele podem ser controlados e até mesmo amenizados com o uso do esfoliante facial. Isso porque esse produto ajuda a eliminar as células mortas da superfície cutânea, o que garante uma pele mais lisinha, macia e hidratada.

O uso do esfoliante para o rosto também é um dos cuidados mais importantes para o tratamento de manchas de acne que costumam surgir na pele oleosa. Através do estímulo à produção de células novas, ele é capaz de amenizar as marcas de espinha, as linhas finas e a flacidez, e ainda favorecer a ação de outros produtos do skincare, como o hidratante. 

Como usar esfoliante facial para o rosto: passo a passo
Ainda que o esfoliante facial seja bastante recomendado para pele oleosa, é importante ficar atento à forma como o produto deve ser utilizado. Para facilitar o ritual de beleza, veja um passo a passo de como utilizar o esfoliante para o rosto da maneira correta:


Passo 1) Utilize um sabonete líquido facial para preparar o rosto para esfoliação
Antes de aplicar o esfoliante para o rosto, é importante que a pele esteja limpa para receber o produto. Por isso, o primeiro passo é lançar mão de um gel de limpeza com uma fórmula recomendada para pele oleosa. O sabonete facial Actine traz ingredientes poderosos, como ácido salicílico e vitamina C, que garantem uma limpeza profunda sem agredir a pele. Além de agir profundamente nos poros, esse sabonete facial reduz a oleosidade desde a primeira aplicação. 

Passo 2) Aplique o esfoliante facial com movimentos leves e circulares
Feita a limpeza da pele, é hora de aplicar o esfoliante facial. Nesse caso, vale apostar em um produto que remova a oleosidade e auxilie no combate à acne, como a máscara esfoliante de argila Actine, de Darrow. Com argila branca, zinco e hamamelis em sua composição, ela limpa ao mesmo tempo em que trata os poros abertos, reduzindo as chances de cravos e espinhas. 

Já no primeiro uso desse esfoliante facial, é possível reduzir visivelmente o excesso de oleosidade na pele. Para alcançar todos esses benefícios, o truque é começar a aplicação pela zona T – testa, nariz e queixo – com movimentos delicados e circulares para garantir a penetração do produto.


Passo 3) Enxágue com água fria para remover todo o esfoliante facial da pele 
Depois de aplicar o esfoliante facial em todo o rosto e esperar agir por alguns minutos, você deve remover completamente o produto. Para isso, o ideal é que o enxágue seja feito com água fria, já que a quente favorece a produção de oleosidade.

Passo 4) Finalize o processo com um hidratante para pele oleosa e protetor solar
Por último, mas não menos importante: invista na hidratação. Embora muitos ainda não acreditem, o uso do hidratante para pele oleosa é fundamental para o controle do brilho excessivo e outros incômodos. Nesse caso, o truque é apostar em itens com textura leve e de fácil absorção que contenham ativos naturais. Além disso, também vale utilizar um protetor solar para pele oleosa, como o Actine Solar, que oferece FPS 60, toque seco e 10 horas de controle antioleosidade.