Revelando a ciência por trás de ativos para um couro cabeludo saudável.
14 nov, 2024
Ler maisA caspa no cabelo é comum durante o inverno, mas hábitos simples podem ajudar a combater a descamação
A caspa no cabelo pode surgir em qualquer momento do ano, mas tende a ser ainda mais comum durante o inverno. A combinação da baixa temperatura com o uso frequente de água quente e a redução na frequência com que o cabelo é lavado faz com que a caspa apareça mais facilmente durante os meses de frio, então é preciso ter um cuidado especial com os fios durante a estação. Para te ajudar a entender o que é bom para caspa, reunimos algumas dicas valiosas para lidar com o quadro no inverno. Confira!
Mesmo durante o inverno, é fundamental evitar o uso de água quente para lavar o cabelo, especialmente se estiver em tratamento contra a caspa. A alta temperatura tende a ressecar a pele e os fios, aumentando a descamação e provocando também opacidade e aspecto sem vida. A recomendação dos profissionais é optar por água em temperatura média, de morna a fria, para preservar a saúde do cabelo da raiz às pontas.
A principal dica sobre como acabar com a caspa no cabelo é usar um shampoo anticaspa. Uma fórmula voltada especialmente para o combate à descamação vai tanto remover a oleosidade e impurezas como também combater fungos que podem aumentar a caspa. Dessa forma, você consegue reduzir o processo de descamação e manter o cabelo limpo por mais tempo – o que é ainda mais útil no inverno, uma estação em que é comum lavar o cabelo com menos frequência.
O melhor shampoo anticaspa pode variar de caso para caso. A linha Doctar, de Darrow, oferece três opções para atender a diferentes necessidades: Doctar Plus é um shampoo voltado para caspa intensa; já Doctar Sensi trata a caspa em couro cabeludo sensível de maneira delicada e eficaz, ideal para fios quimicamente tratados; Doctar Salic, por sua vez, trata casos descamativos persistentes, atuando na causa da caspa para oferecer resultados duradouros.
Lavar o cabelo com menos frequência durante o inverno é um hábito comum, mas é importante evitar intervalos muito grandes entre as higienizações se quiser eliminar a caspa do cabelo. Sem o uso regular do shampoo anticaspa, o acúmulo de resíduos de descamação e oleosidade no couro cabeludo tende a agravar o quadro rapidamente. O ideal é continuar lavando a cabeça pelo menos uma ou duas vezes por semana, mas a rotina ideal pode variar de acordo com a gravidade do caso e as características do fio. Por isso, não deixe de buscar a orientação de um dermatologista.
Durante o inverno, a caspa pode aumentar consideravelmente em quem tem o hábito de dormir com o cabelo molhado. O couro cabeludo úmido e quente é o ambiente perfeito para a proliferação de fungos que aceleram o ritmo da renovação da pele. Essa renovação acelerada leva ao acúmulo de resíduos, e assim se formam as caspas. Para interromper esse ciclo, lembre-se de secar completamente os fios naturalmente ou com secador antes de dormir.
Consulte sempre um dermatologista.
.