Caspa no cabelo pode estar relacionada à falta de lavagem dos fios? Entenda

Saiba como a caspa no cabelo pode ser influenciada pela lavagem dos fios

A caspa no cabelo é uma condição que pode estar relacionada a diversos fatores. Estresse, genética, uso de água quente durante as lavagens e acúmulo de cremes no couro cabeludo são alguns dos principais causadores das casquinhas brancas. Mas será que a falta de lavagem dos fios também pode resultar na caspa no cabelo? Para esclarecer essa dúvida, reunimos tudo sobre o assunto – incluindo dicas de como tirar caspa do cabelo e produtos que podem ajudar no tratamento. Confira a seguir!

O que é a caspa no cabelo? 

De maneira geral, a caspa no cabelo é o resultado do acúmulo de células mortas no couro cabeludo, que formam as temidas casquinhas brancas. A condição pode ser caracterizada em dois tipos de acordo com as condições dos seus fios. Quem lida com a oleosidade, por exemplo, costuma notar que a caspa no cabelo é maior e mais espessa, ficando sempre grudada no couro cabeludo. Já nos fios secos e opacos, a caspa no cabelo se  caracteriza por flocos brancos, pequenos e finos que caem facilmente, causando aquela impressão de farelo nas roupas.

Má higiene e intervalos longos entre lavagens podem intensificar a caspa no cabelo

Não é novidade para ninguém que a caspa no cabelo pode estar relacionada a vários fatores. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a falta de lavagem dos fios não é um dos hábitos responsáveis pela condição. Na verdade, a má higiene do couro cabeludo é um agente que pode intensificar a caspa no cabelo, mas não causá-la.

Quando não é respeitado o intervalo médio para lavagem das madeixas, por exemplo, é comum que surja o excesso de oleosidade que, por sua vez, é um dos causadores da caspa no cabelo. Além deste, a proliferação de fungos, umidade no cabelo, lavagens com água quente, predisposição genética, acúmulo de produtos no couro cabeludo estão entre os principais motivos para caspa no cabelo. 

Shampoo para caspa é um grande aliado no tratamento para condição

Se as casquinhas brancas já são uma realidade pra você, chegou a hora de descobrir o que é bom para caspa. Nesse caso, a solução para o incômodo pode ser um bom shampoo anticaspa com ação antifúngica e protetora, como o Doctar Plus da marca Darrow. A sua fórmula com 87% dos ingredientes naturais, incluindo ácido salicílico e ictiol, controla a produção de sebo, diminui a descamação, coceira e vermelhidão já na primeira aplicação.Na prática, esses ativos são responsáveis por manter a fibra capilar protegida, além de oferecer uma ação refrescante para as madeixas. Vale ressaltar que para garantir bons resultados o shampoo para caspa de Darrow deve ser usado de duas a três vezes por semana, sempre massageando o couro cabeludo por até dois minutos. Para quem sonha em acabar com a caspa em um dia, esse shampoo é um bom caminho para começar os cuidados com os cabelos.


Consulte sempre o seu dermatologista.