Qual a diferença entre caspa e caspa persistente? Saiba mais sobre os tipos de descamação do couro cabeludo

Saiba como diferenciar os tipos de caspa e garanta o melhor tratamento para o quadro

A caspa é uma condição comum entre homens e mulheres de diferentes idades. A condição inflamatória tem como principais sinais a coceira, a formação de casquinhas descamativas e vermelhidão no couro cabeludo e pode ser classificada de duas formas: comum e persistente – o que impacta diretamente nos sintomas. Para saber identificar e descobrir como lidar com essas condições, veja as principais diferenças entre elas e dicas de como acabar com a caspa de maneira eficaz. Veja a seguir!

O que é a caspa?

Antes de descobrir o que causa caspa, é preciso entender o que caracteriza essa condição inflamatória que resulta na descamação, vermelhidão e ardência do couro cabeludo. Em linhas gerais, existem alguns gatilhos que favorecem a produção excessiva das glândulas sebáceas que, por sua vez, são responsáveis pelo acúmulo de oleosidade nos fios. Justamente por isso, a caspa do couro cabeludo pode apresentar períodos de melhora e piora dos sintomas, variando de acordo com os agentes causadores do quadro.

Caspa x caspa persistente: a principal diferença está na causa das condições

Você pode até acreditar que a caspa na cabeça é sempre igual, mas existem diferentes tipos desta condição. Isso significa que os agentes causadores também sofrem alterações, assim como a maneira de tratar cada caso. A caspa comum, por exemplo, costuma ser causada por agentes externos, como a oleosidade excessiva, o uso frequente de chapéus e bonés, banhos quentes, acúmulos de cosméticos no couro cabeludo e até lavagens frequentes.

Por outro lado, a caspa seborreica pode se tornar persistente quando existem fatores intrínsecos. Dentre eles, podemos destacar a predisposição genética de cada indivíduo, estresse, alterações hormonais, aumento de cortisol e até deficiência de vitaminas e zinco. Existem ainda quadros de saúde que podem resultar nesse tipo de caspa no cabelo, como a doença de Parkinson e outras desordens neurológicas.

Shampoo para caspa pode contribuir para o tratamento da caspa no cabelo

“Como eliminar caspa” é certamente uma das dúvidas mais procuradas por quem nota os flocos brancos persistentes no couro cabeludo. Incluir um bom shampoo para caspa na rotina de cuidados pode ser o suficiente para lidar com o incômodo dependendo do caso e nível de caspa de cada pessoa. O Doctar Plus, shampoo da linha anticaspa da Darrow, oferece a fórmula perfeita para uma ação imediata contra vermelhidão e coceira.

Trazendo 87% de ingredientes naturais em sua fórmula, incluindo ácido salicílico, pellicer e ictiol, ele diminui a descamação e protege os fios contra o ressecamento, garantindo uma sensação de frescor.  Livre de parabenos, corantes e silicones, esse shampoo para caspa combina com qualquer rotina de cuidados. Para eliminar a caspa persistente, é preciso utilizar o produto duas vezes por semana, sempre massageando o couro cabeludo por cerca de dois minutos.

*Consulte sempre o seu dermatologista.