Protetor solar facial precisa ser aplicado mesmo em ambientes fechados? Veja se é preciso aplicar em casa, na faculdade e no trabalho

Ficar em casa o dia inteiro não é motivo para fugir do protetor solar facial. Entenda!

O protetor solar facial é uma etapa fundamental para qualquer rotina de skincare, afinal o produto além de proteger dos efeitos nocivos dos raios solares também é um grande aliado no combate aos sinais de envelhecimento e manchas na pele. Mas, ainda que seja considerado tão importante, o protetor solar para o rosto ainda gera algumas dúvidas entre homens e mulheres sobre todas as ocasiões em que seu uso é necessário. Afinal, ele deve ser usado apenas em dias de sol? É preciso aplicá-lo mesmo em ambientes fechados? Para esclarecer essas e outras questões, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o uso do protetor solar facial. Veja a seguir!

Protetor solar: rosto saudável e livre de manchas é um dos benefícios do uso do produto

Antes de tudo, é preciso entender a importância do uso diário do protetor solar facial. Ele é o único capaz de impedir a ação dos raios UVA e UVB, que podem causar ressecamento e envelhecimento precoce na pele. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os benefícios do protetor solar para o rosto vão além disto. Este produto ainda pode combater o surgimento de rugas e linhas de expressão causadas pelo fotoenvelhecimento. Além disso, o uso contínuo do protetor solar facial é imprescindível para quem está tratando manchas na pele. Isso porque a exposição solar excessiva pode favorecer a hiperpigmentação e resultar nas marcas no rosto. O uso do protetor solar para o rosto impede a formação de novas manchas, assim como evita que as existentes fiquem mais escuras. 

Por que usar protetor solar facial em ambientes fechados?

É comum termos a sensação de que, por estarmos em casa, estamos totalmente protegidos do sol. Mas, acredite: não é tão simples assim. Existem alguns raios solares, como os do tipo UVA, que podem ultrapassar as janelas de vidro, por exemplo. Nesse caso, é preciso lidar com a incidência deste tipo de raio nocivo também dentro de casa, no trabalho e em outros ambientes fechados fazendo uso constante do protetor solar facial. Outra questão a ser considerada é que os danos causados pelos raios solares são cumulativos. Ainda que a luminosidade dentro de casa, na faculdade ou no trabalho seja baixa, ela ainda pode contribuir para o desenvolvimento de manchas e outros incômodos. Por isso, é tão importante aplicar um protetor solar para o rosto diariamente, independente de estar na praia ou piscina, de ser verão ou não.

Protetor solar combate os danos causados pela luz visível em ambientes fechados

Além dos raios solares, a luz visível é outra radiação que traz diversos danos à saúde da pele. Presente na iluminação de lâmpadas artificiais e aparelhos eletrônicos, como TV, computador e celular, ela estimula a produção exagerada de melanina e resulta nas manchas, incluindo melasma. Para combatê-la, o truque é apostar em um protetor solar com cor, que forma uma barreira extra contra a luz visível. 

O Actine Colors, protetor solar da Darrow, traz três opções de tons para deixar a pele protegida, uniforme e seca por até 12 horas. Combinando vitamina E e sílica em sua composição, ele potencializa a proteção contra os raios solares e ainda impede a formação de acne causada pelo excesso de oleosidade. Vale destacar também que o FPS 70 desse protetor solar permite uma proteção ainda mais eficaz, evitando manchas, queimaduras e outros desconfortos na pele. 


Outra opção de protetor solar com cor que pode completar a sua rotina de skincare é o Actine Ultra. Desenvolvida especialmente para pele brasileira, ele traz um FPS 80 que assegura uma alta fotoproteção UVA/UVB. A sua fórmula composta por P-Refynil, Zinco Vitamina E e OTZ 10 permite ainda uma ação antioleosidade por até 14 horas, ajudando a prevenir a formação de acne. Disponível na versão cor universal, esse protetor solar facial garante uniformidade a diferentes tons de pele.


Consulte sempre o seu dermatologista.