Glossário do protetor solar para pele oleosa: entenda o que é UVA, UVB, antioleosidade e outros termos da embalagem dos produtos que protegem o rosto do sol

Saiba tudo sobre os rótulos de protetor solar para pele oleosa e garanta uma boa escolha

No universo do skincare, o protetor solar para pele oleosa é um dos cuidados mais importantes para quem quer proteger a pele. Além de combater os danos causados pelos raios solares, ele costuma trazer outros benefícios, como ativos que reduzem o brilho excessivo e cuidam da pele do rosto. Mas, na hora de escolher o protetor solar facial ideal, é comum encontrar palavras ou expressões que podem causar dúvidas até de alguns beauty addicts. Preparamos um glossário completo com os termos mais comuns presentes nas embalagens dos protetores solares para o rosto. Confira a seguir!

Amplo espectro

Seja no protetor solar com cor ou sem, você certamente já deve ter encontrado esse termo na embalagem. De maneira geral, a expressão amplo espectro é sinônimo de proteção para os raios ultravioleta A e B, que são os mais nocivos à saúde da pele. Quando presente na embalagem do protetor solar para pele oleosa, o termo é a garantia de proteção contra o envelhecimento precoce, queimaduras e até mesmo câncer de pele.

Antioleosidade
Encontrou a palavra “antioleosidade” na embalagem do protetor solar para o rosto? Então, isso significa que você está no caminho certo. A presença desse termo é o sinal de que, após a aplicação do produto, a pele não terá aquele brilho excessivo. .

Antioxidante

Essa expressão é comum não só no protetor solar para pele oleosa como em vários outros produtos do skincare. Responsável por minimizar a formação de radicais livres, que contribuem para formação de rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento, o antioxidante é um grande aliado na rotina de cuidados com a pele.

Dentre os principais antioxidantes, podemos destacar a vitamina E, B3 e C – que é bastante utilizada no tratamento de manchas na pele oleosa.  Na maioria das vezes, quando um protetor solar para o rosto possui antioxidante, ele também é considerado de amplo espectro.

Barreira cutânea

Também chamada de camada córnea, a barreira cutânea nada mais é do que uma barreira física no rosto. Feita por lipídeos e células queratinizadas, ela costuma filtrar o que pode ou não entrar na pele. Por isso, se você observar na embalagem expressões como “fácil absorção pela barreira cutânea”, significa que o protetor solar facial age com facilidade na região.

Fotoenvelhecimento

A presença da informação de que o protetor solar para pele oleosa protege contra o fotoenvelhecimento é um excelente sinal. Afinal, este recado reforça a ideia de que o produto é um grande aliado no combate de manchas e outros sinais de envelhecimento precoce.

FPS

A sigla, que significa Fator de Proteção Solar, indica a extensão no tempo de proteção da pele que o filtro promove contra os raios UVB, responsáveis pelo aspecto avermelhado na pele após a exposição ao sol. Se seu rosto apresenta vermelhidão em 5 minutos quando exposto ao sol, com um protetor solar facial de FPS 60, esse tempo é 60 vezes maior – passa a ser de 300 minutos.

Luz visível

Comum nas embalagens de protetor solar com cor, esse termo é referente a todas as luzes que podemos enxergar. Além da luz do sol, podemos citar a iluminação gerada por lâmpadas, aparelhos celulares, televisões, tablets e outros eletroeletrônicos. Quando o protetor solar com cor possui proteção contra a luz visível, como o Actine Colors FPS 70 de Darrow, significa que ele ajuda a impedir a formação de manchas na pele, como o melasma. Tudo isso através da barreira extra formada pela pigmentação, que impede a penetração da luz visível.

Não comedogênico

Talvez você não saiba, mas os comedões nada mais são do que os cravos na pele. Nesse sentido, a presença da expressão “não comedogênico” no rótulo do protetor solar para pele oleosa significa uma fórmula pensada para evitar a formação desses cravinhos. Textura mais leve e toque seco, por exemplo, são algumas das características que contribuem para esse cuidado.

Oil control

Essa é a expressão que não pode faltar no rótulo de um protetor solar para pele oleosa. Como o próprio nome já indica, ela significa que o produto apresenta ingredientes que ajudam no controle da oleosidade e do excesso de brilho no rosto. Geralmente, os itens com oil control contam com ativos antioxidantes, como o Actine FPS 60, que possui vitamina E em sua composição. Além de proteger a pele contra os danos dos raios solares, esse protetor solar facial auxilia na prevenção da acne e garante 14h de toque seco.

Textura fluída

Esse é outro termo que pode indicar que você está escolhendo um bom protetor solar para pele oleosa. Em linhas gerais, ele é utilizado para sinalizar que o produto é facilmente absorvido pela pele. Além disso, essa palavra indica que o protetor solar para o rosto é capaz de oferecer altas concentrações de ativos, sendo um aliado eficaz no tratamento de quadros dermatológicos, como a acne.

UVA e UVB

Os raios UVA e UVB, também conhecidos como raios ultravioleta A e B, são parte da energia emitida pelo sol que causa danos à pele. O UVA é responsável pelo envelhecimento precoce, manchas e até mesmo câncer de pele. Já os raios UVB costumam ser mais incidentes no verão durante o horário de 10h e 16h. Eles induzem à produção de vitamina D, mas também são responsáveis por causar queimaduras no rosto caso você se exponha sem proteção por um longo período de tempo.

Zona T

Conhecida como a região mais propensa a oleosidade no rosto, a zona T é composta pela testa, nariz e queixo. O motivo por trás disso é bem simples: a área possui  uma maior concentração de glândulas sebáceas, que são as grandes responsáveis pela produção do brilho excessivo. Não é à toa que a zona T deve ser mais valorizada no momento dos produtos faciais – seja para limpeza, hidratação e proteção solar.

Consulte sempre o seu dermatologista.