Caspa no cabelo pode ficar mais intensa no verão? Veja os cuidados específicos para evitar o problema na estação mais quente do ano

A caspa no cabelo durante o verão tem solução: saiba como cuidar do fios durante a estação mais quente do ano

Quem convive com a caspa no cabelo sabe bem que essa condição pode surgir em qualquer época do ano. A caspa, que causa a descamação do couro cabeludo, é causada pela proliferação de um tipo de fungo que acelera a renovação da pele, causando as temidas casquinhas. Além do desconforto estético, a caspa na cabeça tende a prejudicar a qualidade de vida, especialmente durante o verão. Para entender os motivos da piora do quadro durante a estação, reunimos tudo sobre o assunto – incluindo dicas de como evitar a caspa no couro cabeludo durante a estação mais quente do ano. Veja a seguir!

“Caspa no cabelo é mais intensa no verão”: mito ou verdade?

Verdade! A caspa no cabelo é caracterizada pela descamação do couro cabeludo deixando a aparência de flocos brancos pelo cabelo, coceira e  vermelhidão na cabeça. Embora não exista comprovação científica de que o problema seja mais intenso no verão, existem alguns cenários comuns na estação que podem favorecer o surgimento da caspa na cabeça.

As altas temperaturas e a umidade, por exemplo, podem servir de porta de entrada para os fungos responsáveis pelo surgimento da caspa no cabelo. Além disso, é durante a estação mais quente do ano que a oleosidade tende a ser mais frequente, o que pode servir de gatilho para a caspa no couro cabeludo. Por isso, quem costuma lidar com a condição, deve redobrar os cuidados e ficar de olho em alguns hábitos para prevenir a descamação.

Cuidados importantes para evitar a caspa no cabelo durante o verão

Quando o assunto é caspa seborreica no verão, existem vários hábitos que podem contribuir para a prevenção do quadro. O primeiro deles é evitar prender ou cobrir os fios molhados após os mergulhos na praia, piscina ou cachoeira. Essa atitude pode transformar o couro cabeludo em um ambiente úmido e quente, que é propício para proliferação dos fungos responsáveis pela caspa na cabeça. Além disso, é importante respeitar os intervalos de lavagem dos fios. O excesso de limpeza pode contribuir para o efeito rebote e a oleosidade, que servem de gatilho para a caspa no cabelo.

Uso do shampoo para caspa ajuda a controlar a descamação no couro cabeludo

Quando as casquinhas brancas se tornam uma realidade, é preciso incluir um shampoo para caspa na rotina de cuidados. Além de oferecer uma limpeza equilibrada, o produto reduz a proliferação dos fungos indesejados e ajuda adiminuir a caspa na cabeça. Com ácido salicílico, piroctona olamina e lipacide em sua composição, o Doctar Plus, shampoo anticaspa da Darrow, é uma boa escolha para controlar a caspa no cabelo a partir da primeira aplicação.

Além de oferecer uma ação antioleosidade profunda, ele alivia o desconforto da coceira, da ardência e de outros sintomas da caspa. Na hora da aplicação, vale lembrar que o couro cabeludo deve ser massageado por até dois minutos para garantir a ação do produto. Já para manter os resultados obtidos, o Doctar Salic deve ser aplicado de 2 a 3 vezes por semana.

Consulte sempre o seu dermatologista.

.