6 mitos e verdades sobre protetor solar para o rosto

Ainda não sabe como usar o protetor solar? Saiba tudo sobre esse produto indispensável para a pele!

Não é de hoje que o protetor solar para o rosto gera dúvidas entre os adeptos à skincare. Embora seja um cuidado indispensável para todos os tipos de pele, especialmente durante o verão,  ainda existem muitas crenças erradas em torno deste produto. Na prática, essas informações incorretas sobre o protetor solar com cor ou sem podem levar ao uso incorreto do produto e deixar a pele exposta aos raios UVB e UVA, causando danos irreversíveis. Para evitar esse problema, reunimos os principais mitos e verdades em torno do protetor solar para o rosto.

1)“Não é preciso usar protetor solar para o rosto dentro de casa”

Mito! Se engana quem pensa que o uso do protetor solar para o rosto é dispensável em ambientes fechados. Na verdade, você pode estar exposto aos raios solares antes mesmo de abrir a porta da sua casa. Isso porque, ainda que as janelas de vidro possam bloquear os raios UVB e UVC, elas não são capazes de inibir os do tipo UVA. Nesse sentido, a falta de uso do protetor solar para o rosto pode resultar em manchas, rugas, sinais de envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. 

2)“Protetor solar: rosto pode ganhar benefícios extras com o uso de produtos com antioxidantes”.

Verdade! Esta é, certamente, uma das informações mais importantes que você deve ter sobre o protetor solar para o rosto. Produtos enriquecidos com antioxidantes, como a vitamina E, podem trazer ainda mais benefícios para a pele do rosto. Afinal, a presença desses ativos pode diminuir os danos causados pelos raios UVA, UVB e luz visível, que resultam no envelhecimento precoce e nas manchas na pele. 

O Actine Protetor Solar de Darrow, por exemplo, é uma linha completa que oferece esse benefício combinado ao auxílio na prevenção de lesões inflamatórias. Por isso, os produtos da linha solar Actine, de Darrow, são uma excelente escolha para quem possui pele oleosa.  

3)“Protetor solar para o rosto só protege a pele contra os raios solares”
Mito! O protetor solar para o rosto é o grande responsável por inibir não só os danos causados pelos raios UVA e UVB, como também as luzes artificiais causadas por aparelhos eletrônicos, como celular, televisão, tablet e outros. Mas, neste caso, é importante ter em mente que é preciso apostar em um protetor solar com cor. 

Isso porque ele é o único capaz de formar uma barreira protetora através da sua pigmentação, funcionando como um escudo que bloqueia a luz visível. O Actine Colors, de Darrow, conta com efeito base em três cores e ação antioleosidade devido à sua fórmula oil control, ideal para quem tem pele oleosa. 

4)“Protetor solar para o rosto: pele oleosa pode garantir toque seco e textura uniforme com ação antioxidante”

Verdade! Como já adiantamos, a escolha de um protetor solar para o rosto com antioxidantes pode trazer vários benefícios. No caso da pele oleosa, a presença desses ativos oferece uma ação antioleosidade que permite não só combater o excesso de brilho, como também impedir a formação de cravos e espinhas. Por isso, o uso contínuo do protetor solar para o rosto é tão importante para quem possui esse tipo de pele. 

5)“Protetor solar para o rosto com FPS acima de 30 é tudo igual”

Mito! A escolha do FPS deve estar diretamente ligada ao ambiente e a condição climática em que você se encontra. Para o dia a dia, por exemplo, o protetor solar para o rosto com FPS 30 costuma ser suficiente. Já em casos de exposição solar prolongada, como em praias e piscinas, é importante apostar em um protetor solar para o rosto com FPS acima de 50 – já que o fator mais alto tende a proteger mais contra os raios solares. Por isso, lembre-se: o FPS mais alto protege mais, mas isso não significa que o FPS 30 não seja suficiente em alguns casos. 

6)“Protetor solar com cor protege mais do que o filtro solar comum”

Depende! Essa é uma das dúvidas mais comuns quando se trata de protetor solar com cor. De fato, o produto pigmentado tende a oferecer uma proteção extra, já que também combate os danos causados pela luz visível de aparelhos eletrônicos. Mas, isso não significa que, de modo geral, o protetor solar para o rosto sem cor seja inferior, já que também garante uma alta proteção e diversos benefícios para a pele. Tudo vai depender das especificidades do produto escolhido.


Consulte sempre o seu dermatologista.