5 dicas para lidar com a pele oleosa no verão

Você sabe cuidar da pele oleosa? Confira a ordem de skincare correta para dar adeus à oleosidade!

A pele oleosa é caracterizada pelo excesso de brilho e o surgimento frequente de cravos e espinhas. No verão  essas condições podem se tornar ainda mais intensas. A chegada das altas temperaturas aumenta a atividade das glândulas sebáceas e pode acabar resultando em um rosto mais oleoso. Para driblar esse incômodo, aposte em uma rotina regrada e em bons produtos para pele oleosa. Se você não sabe por onde começar, confira a seguir algumas dicas infalíveis para cuidar da pele oleosa e mantê-la saudável durante o verão. 

  1. Respeite os intervalos de limpeza da pele oleosa 

No verão, é comum que as altas temperaturas somadas a umidade e a secreção sebácea resultem naquele aspecto super brilhoso no rosto. Mas, ainda assim, é importante ter em mente que a limpeza da pele oleosa deve ser feita apenas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Caso contrário, você pode remover a camada natural de oleosidade da pele que provoca o efeito rebote na pele oleosa. O resultado é a produção ainda maior de oleosidade e o surgimento de acne no rosto. 

  1. Opte por um sabonete para pele oleosa com ativos antioxidantes 

Todo mundo sabe que durante o verão os cuidados com a limpeza do rosto devem ser redobrados. No caso da pele oleosa, o truque para garantir um bom resultado nesta etapa é apostando em um produto com ativos antioxidantes. O Actine, sabonete para pele oleosa de Darrow, é um dos itens mais recomendados por dermatologistas. 

O motivo por trás de tanto sucesso é a sua fórmula enriquecida com ácido salicílico e vitamina C. Juntos, estes ingredientes permitem limpar e tratar a pele oleosa ao mesmo tempo, eliminando os resíduos do rosto, reduzindo a oleosidade e minimizando os poros abertos. Esse gel de limpeza ainda oferece uma ação revitalizadora, que melhora a textura e a luminosidade da pele oleosa até mesmo durante o verão.

  1. Rotina skincare: pele oleosa exige o uso de água micelar durante os dias mais quentes

A água micelar também é um dos produtos para pele oleosa que podem garantir um cuidado extra durante o verão. Responsável por limpar e purificar o rosto, ela ajuda a minimizar os poros e a oleosidade. A água micelar Actine da Darrow, por exemplo, combina ingredientes em sua composição, como o zinco e o P-Refinyl, que desempenham essas funções de maneira eficaz. Para incluí-la na sua rotina de skincare, utilize o produto antes do sabonete para pele oleosa para remover a maquiagem e as impurezas do rosto. 

  1. Aposte em um protetor solar para a pele oleosa com toque seco no verão

Que o protetor solar é um item indispensável na rotina de cuidados você já deve saber, mas é durante o verão que esse cuidado deve ser ainda maior. Afinal, as altas temperaturas e a exposição ao sol em idas à praias ou piscina podem facilitar os danos causados pelos raios UVA e UVB. 

Para garantir uma boa proteção sem estimular os incômodos da pele oleosa, o truque é optar por um filtro solar com toque seco, como o Actine Solar Ultra. Combinando zinco e P-Refinyl, ele reduz a aparência dos poros e ainda garante 14 horas de toque seco. Tudo isso sem abrir mão de uma alta fotoproteção contra os raios UVA e UVB, já que possui FPS 80.

  1. Evite tomar banho com água quente 

Ainda que não seja tão comum, não é difícil encontrar alguém que opte pelos banhos mornos durante o verão. Se você possui a pele oleosa, é importante ligar o sinal de alerta em relação ao hábito. Isso porque a temperatura quente da água aliado ao calor da estação pode provocar alterações na barreira cutânea, favorecendo o ressecamento e até mesmo o efeito rebote na região. Por isso, dispense a água quente durante a estação e aposte em banhos frios com um sabonete adequado para pele oleosa.

Consulte sempre o seu dermatologista.