Revelando a ciência por trás de ativos para um couro cabeludo saudável.
14 nov, 2024
Ler maisLidar com o cabelo caindo durante o inverno é mais comum do que se imagina. Veja alguns cuidados que podem combater o quadro!
A queda de cabelo é uma condição considerada normal quando a perda é de, aproximadamente, 100 fios por dia. No entanto, quando os cabelos começam a cair numa quantidade exagerada, é importante se atentar aos sinais que podem causar este problema, como excesso de química, enfraquecimento do fio, falta de vitaminas ou até mesmo o excesso de estresse.
Nesse caso, além de investir em um shampoo antiqueda, é preciso adotar outros hábitos que podem ajudar a tornar os cabelos mais fortes e saudáveis. Veja algumas dicas valiosas de como cuidar dos fios e evitar a queda de cabelo.
1. Mantenha hábitos alimentares saudáveis para evitar a queda de cabelo
Uma das possíveis causas da queda de cabelo é a deficiência de nutrientes indispensáveis para a saúde do corpo, como vitaminas, proteínas e minerais. Alimentos ricos em zinco e ferro, por exemplo, são responsáveis por tornar o interior do fio mais forte, o deixando resistente às micro-agressões do dia a dia e melhorando a queda. Portanto, mantenha uma rotina alimentar equilibrada e saudável para evitar que a falta de nutrientes afete a saúde dos seus cabelos.
2. Fuja dos banhos quentes que podem contribuir para queda de cabelo
Além da alimentação, algumas práticas podem ser responsáveis por deixar os fios fracos e provocar a queda de cabelo. O uso de água quente durante o banho, por exemplo, é uma das principais delas. Isso porque a alta temperatura da água tende a remover toda a oleosidade do couro cabeludo e dos fios. Ao remover essa película protetora, é possível que surjam algumas reações, incluindo a queda de cabelo. Caspa, seborreia e irritações são outras consequências desse costume que, por fim, também podem resultar na perda dos fios. Por isso, é importante evitar o uso de água durante a lavagem das madeixas sempre que possível ou diminuir o tempo de banho para driblar esse incômodo.
3. Invista em um bom shampoo para queda de cabelo
O uso do shampoo antiqueda também é super indicado para controlar a perda dos fios e torná-los mais fortes. Doctar Force, de Darrow, tem fórmula com a biotina, cafeína e o complexo Bio Force, que atuam na prevenção de até 44% da queda de cabelo e evita em até 80% a quebra do fio. Além disso, esse shampoo antiqueda é totalmente vegano e livre de sulfatos parabenos e silicones. Sendo assim, Doctar Force é ideal para completar a sua rotina de cuidados e garantir madeixas mais volumosas e resistentes.
4. Evite usar penteados de alta tração com frequência para combater a queda de cabelo
Há quem duvide, mas até mesmo o modo como você prende as madeixas pode influenciar na queda de cabelo. Penteados muito apertados, com tranças ou elásticos, por exemplo, podem danificar o fio ligado ao folículo piloso e causar a quebra e queda de cabelo. Por isso, ainda que a sua rotina exija o uso de coques, rabo de cavalo ou visuais semelhantes, vale diminuir a tração com a raiz do couro cabeludo para garantir que os fios “descansem” um pouco. Outro truque que pode ajudar é intercalar as formas de prender as madeixas. Dessa forma, é possível evitar que a mesma área seja afetada diariamente e driblar a queda do cabelo.
*Consulte o seu dermatologista.