Acne no rosto: o que é e como tratar

Têm lidado com acne no rosto? Confira o que pode causar o quadro e como tratá-lo

A acne no rosto, quadro caracterizado pelo surgimento de cravos e espinhas, tende a afetar quem possui a pele oleosa, principalmente durante a adolescência. Mas, não se engane: esse incômodo também pode surgir em outras faixas etárias e situações. Para esclarecer as principais dúvidas sobre acne no rosto e pele oleosa, montamos um guia completo sobre como tratar o quadro, incluindo dicas de como clarear manchas de acne. Confira a seguir!

Acne no rosto: entenda como a condição surge na pele 

A acne no rosto é uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo originado pelas glândulas sebáceas. Na prática, essa condição obstrui os poros e aumenta a proliferação de bactérias, resultando em comedões, popularmente chamados de cravos, que são comuns na pele oleosa. Quando inflamados, eles resultam nas temidas espinhas, que podem ser classificadas em diferentes níveis.

  • Nível 1: caracterizado apenas pelo surgimento de cravos;
  • Nível 2: surgem cravos e espinhas sem secreção amarelada;
  • Nível 3: ocorre o aparecimento de cravos e espinhas com secreção;
  • Nível 4: além dos sintomas anteriores, também apresenta lesões maiores e com secreção;
  • Nível 5: conta com todas as características acima somadas à inflamação da pele.

Embora seja comum a acne no rosto, vale ressaltar que a condição também pode se manifestar em outras partes do corpo, incluindo pescoço, costas e ombros.

Da puberdade à menopausa: descubra o que resulta em uma pele com acne

Ao contrário do que muitos imaginam, a puberdade não é o único fator que provoca a acne no rosto. Existem outros quadros de descontrole hormonal, como a gestação e a menopausa, que também podem resultar nesse incômodo. O estresse também pode ser um motivo para pele com acne. Isso porque a condição proporciona um desequilíbrio hormonal que estimula a produção excessiva de sebo, resultando em cravos e espinhas. 

O consumo exagerado de alimentos gordurosos e doces também pode favorecer a produção de glândulas sebáceas, que reflete em uma pele oleosa e acneica. Além destes, o hábito de dormir com maquiagem é outra razão por trás do surgimento da acne no rosto, já que a prática também obstrui os poros. 

Pele oleosa e acneica exige uma rotina de cuidados adequada

De maneira geral, existem diferentes formas de tratar a acne no rosto. Mas, independente do método escolhido, é preciso investir em uma boa rotina de skincare. Além de manter o equilíbrio da pele oleosa, esse cuidado pode impedir o surgimento de cravos e espinhas e, consequentemente, alguma cicatriz de acne. Para garantir esse resultado, o truque é apostar nos produtos enriquecidos com ativos antioxidantes, como a vitamina C.

O gel de limpeza Actine da Darrow, por exemplo, promove uma limpeza completa sem ressecar a pele oleosa e acneica.  Capaz de reduzir o excesso de brilho na medida certa, ele proporciona uma sensação de frescor imediata, desobstrui os poros e ainda combate a acne no rosto. A vitamina C presente na fórmula do Actine sabonete líquido também possui ação revitalizadora, que clareia as manchas de acne em 4 semanas. 

Outro item que pode contribuir para a limpeza da pele oleosa é a loção adstringente Actine. Essa etapa do skincare é, inclusive, fundamental para quem costuma utilizar maquiagem. Além de remover todos os resíduos, este produto minimiza a aparência dos poros instantaneamente. E o melhor: isso tudo sem abrir mão de uma ação antioleosidade mais profunda. 

Consulte sempre o seu dermatologista