Protetor solar para o rosto pode ser o mesmo do corpo? Tire suas dúvidas

Entenda as diferenças entre o protetor solar facial e o corporal e saiba como utilizá-los corretamente

Você está planejando uma ida à praia e percebe que o protetor solar para o rosto acabou. E agora, posso usar o do corpo? Embora ambos os produtos sejam eficazes no combate a queimaduras do sol, manchas do corpo e até o câncer de pele, é preciso ter em mente que o protetor solar facial e o corporal possuem características diferentes. Para entender melhor o assunto, montamos um guia completo com as principais dúvidas sobre o uso do protetor solar para o rosto. Deslize a tela para conferir!

Protetor solar facial x protetor solar corporal: saiba as diferenças

Antes de mais nada, é preciso estar por dentro das principais diferenças entre o protetor solar facial e o corporal. De maneira geral, o primeiro tende a oferecer uma textura mais leve e líquida por ser utilizado em uma região mais sensível. Outro diferencial está nas funcionalidades oferecidas pelo protetor solar para o rosto, que pode ser combinado à ativos que ajudam no controle da oleosidade, na hidratação e outros cuidados com a pele.

Por outro lado, o filtro solar corporal costuma ser mais oleoso do que o protetor solar para o rosto e, muita das vezes, proporciona um efeito brilhoso na pele após a aplicação. Além disso, esse tipo de produto é mais durável e resistente à água, já que em praias, piscinas e ambientes abertos a exposição solar é mais intensa e constante. 

Afinal, protetor solar para o rosto pode ser o mesmo do corpo?
A pele do rosto pode apresentar características bem diferentes do restante do corpo. Isso significa que o ideal é apostar em produtos que ofereçam exatamente o necessário para aquela região. Por trazer uma textura mais cremosa e oleosa, o filtro solar para o corpo pode aumentar a produção de oleosidade no rosto, resultando em cravos e espinhas na região. Por outro lado, o protetor solar facial pode não oferecer a durabilidade e a resistência necessárias para o restante do corpo. Por isso, lembre-se: o protetor solar para o rosto não deve ser o mesmo do corpo. 


Entenda os benefícios do protetor solar facial e do corporal

Seja no corpo ou no rosto, o filtro solar é um produto fundamental na rotina de cuidados da pele, especialmente durante o verão. Ao impedir a ação dos raios UVA e UVB, o protetor solar facial e o corporal impedem o surgimento de queimaduras, manchas e até mesmo sinais de envelhecimento precoce da pele. 

No entanto, é preciso lançar mão de produtos dermatologicamente testados para garantir todos esses benefícios. A linha Actine, por exemplo, possui diversas opções de protetor solar para o rosto, como o Actine Ultra PFS 80, que combate os raios solares ao mesmo tempo em que contribui para redução dos poros, controle da oleosidade e a prevenção da acne. 
Já para o corpo, é possível contar com toda a eficácia do Actine Fresh, que traz uma textura refrescante com fórmula oil-free e filtros eco-friendly. Assim como o protetor solar para o rosto de Darrow, ele possui um toque seco e rápida absorção.

Consulte sempre o seu dermatologista.