Revelando a ciência por trás de ativos para um couro cabeludo saudável.
14 nov, 2024
Ler maisSaiba tudo sobre a dermatite seborreica e os cuidados necessários para combater os seus sintomas
O que é dermatite seborreica? Entenda as causas e veja dicas de como tratar
Quem convive com dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa no cabelo, sabe bem o quanto o quadro pode ser incômodo. Caracterizada pela coceira e as casquinhas brancas no couro cabeludo, a condição pode ser agravada por diversos fatores, incluindo excesso de oleosidade e estresse. A boa notícia é que existem cuidados simples que são capazes de amenizar esse problema, como o uso de um bom shampoo para caspa. Para esclarecer todas as dúvidas, montamos um guia completo sobre como tratar dermatite seborreica e muito mais. Veja a seguir!
O que é dermatite seborreica?
Antes de descobrir como amenizar a caspa no cabelo, é importante entender o que é dermatite seborreica e como ela surge. Ao contrário do que muitos pensam, o quadro é uma condição determinada geneticamente que pode ser estimulada através de outros fatores. Dentre os gatilhos mais comuns, podemos citar o excesso de oleosidade, a presença de fungos no couro cabeludo, estresse, uso contínuo de ferramentas de calor e procedimentos químicos.
Outro fator que pode resultar na dermatite seborreica é a presença de fungos no couro cabeludo. Neste caso, existem algumas condições que podem favorecer o surgimento desses inimigos, como a própria inflamação da doença e a oleosidade na raiz dos fios, que se proliferam e contribuem para a vermelhidão e a caspa no cabelo.
Coceira, vermelhidão e descamação são os principais sintomas da dermatite seborreica
Por se tratar de uma condição inflamatória, a dermatite seborreica se caracteriza, principalmente, pela coceira, inchaço e vermelhidão no couro cabeludo. Outro sintoma comum do quadro é a formação de pequenos pedaços visíveis e finos de pele morta, que são popularmente conhecidos como caspa no cabelo.
Além disso, também é possível lidar com manchas e placas amareladas ou esbranquiçadas durante uma crise de dermatite seborreica. Na maioria das vezes, a manifestação dos sintomas surge em intervalos, especialmente durante o inverno e períodos de estresse.
Como tratar a dermatite seborreica?
Embora não exista cura para dermatite seborreica, existem diversos cuidados que podem ajudar a amenizar os sintomas da condição. O principal deles é investir em uma boa rotina capilar com o uso de um shampoo para dermatite seborreica. Neste caso, vale apostar em produtos com ativos antifúngicos e anti-inflamatórios, como o Doctar Plus da linha Darrow.
Com ácido salicílico e lctiol em sua composição, ele oferece um efeito contra caspa no cabelo a partir da primeira lavagem dos fios. Por outro lado, a combinação entre o sepicide G, óleo de melaleuca e o pellicer ajudam a diminuir a vermelhidão e a coceira, além de proteger a fibra capilar do ressecamento. Vale destacar ainda que esse shampoo para caspa é hipoalergênico e testado dermatologicamente, sendo ideal para qualquer rotina de cuidados.
*Consulte sempre o seu dermatologista.