4 mitos e verdades sobre pele sensível

Quem tem pele sensível pode usar sabonete facial e hidratante? Conheça 4 mitos e verdades sobre pele sensível e tire suas dúvidas sobre o assunto

Você tem dúvidas sobre como cuidar da pele sensível? Como pode ter muitas causas e se manifestar de diferentes formas, existe uma série de mitos em torno da pele sensível e seus sintomas, como a vermelhidão, a coceira e o ressecamento. Quem tem a pele sensível também tem necessariamente pele seca? Quais produtos de skincare, do sabonete ao hidratante, podem ou não fazer parte da rotina de cuidados? O que pode agravar este quadro e causar a sensação de pele sensível ao toque ou como se estivesse queimada? Desvendamos 4 mitos e verdades sobre o tema para te ajudar a cuidar desse tipo de pele da melhor forma!

1 – A pele sensível é uma característica apenas da pele seca

Mito! Embora muitas vezes a pele sensível também seja uma questão para quem tem a pele seca, ela não está restrita a apenas esse tipo de pele. A sensibilidade é uma outra característica da pele, como o excesso de oleosidade ou a tendência à acne. Portanto, também pode se manifestar em quem tem a pele oleosa, mista ou normal. Porém, assim como outras questões, incômodos comuns da pele sensível – como a vermelhidão ou a coceira – podem ser controlados e reduzidos com a rotina de skincare.

2 – Quem tem a pele sensível tem uma barreira cutânea mais frágil 

Verdade! Uma das principais características da pele sensível é uma barreira protetora enfraquecida, que é a camada mais externa da epiderme. Como o nome diz, ela é responsável por proteger a pele do rosto e do corpo e reter sua umidade. No caso da pele sensível, essa barreira está fragilizada e, portanto, tende a reagir mais facilmente a irritações e agressores externos, como o clima ou algum cosmético. A sensibilidade também pode ter causas internas, que também desequilibram a barreira cutânea, como uma tendência genética, alterações hormonais, alergias ou casos de rosácea e eczema.

3 – O hidratante para pele sensível é um item indispensável na rotina de quem lida com a sensibilidade

Verdade! O hidratante para pele sensível é o principal produto de uma rotina de skincare para esse tipo de pele. Além de evitar a perda de hidratação, que pode levar ao ressecamento e à coceira, esse cuidado ajuda a reparar e acalmar a pele sensível. Por isso, é importante escolher uma fórmula com ativos que protegem a pele do corpo por longos períodos de tempo. Para casos mais severos, de pele muito seca ou irritada, Nutriol MED é a melhor opção de hidratante para pele sensível. Sua fórmula com Glicerina, Complexo de Ácidos Graxos, Cera Alba e Ácido Betaglicirretínico acalma imediatamente e reduz a coceira no primeiro uso, além de auxiliar no processo de restauração da pele. Seu alto poder umectante favorece a manutenção da integridade da pele, mantendo a estabilidade da barreira cutânea evitando a perda de água, o que deixa a pele hidratada por mais tempo.

4 – Quem tem a pele sensível não deve usar sabonete facial 

Mito! Embora alguns possam pensar que a limpeza com um sabonete facial possa ressecar a pele sensível, já que costuma estar associada a um quadro de pele seca, essa etapa não deve ser dispensada. A higienização com sabonete para pele sensível ajuda a prepará-la para receber e absorver outros produtos de skincare, incluindo tratamentos para a sensibilidade. O ideal é evitar produtos com agentes mais agressivos e escolher um sabonete específico para a pele sensível, com ativos hidratantes e que promovam uma limpeza mais suave. 

Consulte sempre o seu dermatologista.