4 dicas para cuidar da pele seca, muito seca e irritada no inverno

Pele seca e irritada precisa de hidratação ao longo de todo o ano, mas especialmente durante o inverno

Os cuidados com a pele seca devem fazer parte da rotina ao longo de todo o ano, mas durante o inverno é preciso ter ainda mais atenção. A temperatura baixa e a redução na umidade do ar podem deixar a pele irritada e sensível com mais facilidade, aumentando a tendência à opacidade, à vermelhidão e até ao surgimento de rachaduras. Para combater esses efeitos indesejados, o hidratante para pele seca será seu maior aliado, enquanto a água quente será sua grande inimiga. Reunimos essas e outras dicas abaixo para te ajudar a manter a pele saudável, protegida e hidratada durante a estação mais fria do ano.

  1. Hidratante para pele seca é um item indispensável durante o inverno

Quando se trata de hidratante, pele seca é a que mais precisa do produto no dia a dia, especialmente durante o inverno. A redução na temperatura e na umidade faz com que a pele tenha dificuldade de reter água, ficando desidratada e ressecada mais rapidamente. Para lidar com esse quadro, é fundamental ter sempre à mão um hidratante especial para esse tipo de pele, rico em agentes nutritivos e antioxidantes que restaurem a maciez da pele do corpo e o mantenha protegido ao longo de toda a estação.

O hidratante Nutriol Med, de Darrow, combina ácidos graxos e glicerina para oferecer reparação e nutrição intensivas, enquanto a cera alba e o ácido betaglicirretínico vão fortalecer a proteção natural da pele e acalmar a irritação, a coceira e a vermelhidão. A cada aplicação, a fórmula vai regenerar, proteger e nutrir a pele na medida exata em que ela precisa.

  1. Quem tem pele seca deve evitar usar água quente para lavar o rosto e tomar banho

Muitas pessoas aproveitam os dias frios para tomar banhos quentes e relaxantes, mas a verdade é que a alta temperatura da água é muito prejudicial para a pele seca, especialmente durante o inverno. Nos meses de frio, é ainda mais comum perceber a pele irritada, ressecada e sensível, e a água quente só tende a agravar esse quadro. Por isso, o mais recomendado é optar por uma temperatura morna sempre que possível para não ressecar ainda mais o rosto e o corpo.

  1. Esfoliantes e outros produtos abrasivos podem sensibilizar a pele seca

Considerando a sensibilidade da pele seca durante o inverno, produtos muito abrasivos ou formulados para limpeza profunda devem ser evitados sempre que possível. Como a pele já vai estar mais ressecada naturalmente, esse tipo de produto pode aumentar a perda de água e até provocar irritações por conta do atrito. O resultado será uma pele mais irritada, rígida e áspera, com propensão à formação de manchas e necessidade ainda maior de cuidado e proteção.

  1. Pele seca no inverno: cuidado com produtos que possam causar coceira ou alergias

A pele seca é mais sensível à irritação, à coceira e à vermelhidão, então é importante priorizar o uso de fórmulas desenvolvidas especialmente para as necessidades dela. Durante o inverno, em que o ressecamento torna essas reações mais comuns, optar por um hidratante hipoalergênico, sem fragrância, álcool, parabenos e corantes, como Nutriol Med, é a chave para garantir alívio, reparação e suavidade para a pele desde o primeiro uso, sem pesar, pois sua textura é leve e de rápida absorção.

Consulte sempre um dermatologista.